domingo, 29 de março de 2009

Uma reflexão com João Paulo II

"O homem não pode viver sem amor. Ele permanece para si próprio um ser incompreensível e a sua vida é destituída de sentido, se não lhe for revelado o amor, se ele não se encontra com o amor, se não o experimenta e se o não torna algo de seu, se nele não participa vivamente".

Redemptor Hominis, nº 10

sábado, 28 de março de 2009

"Troquemos o instante pelo eterno"

Troquemos o instante pelo eterno;
Sigamos o caminho de Jesus.
A primavera vem depois do inverno;
A alegria virá depois da Cruz.


Passa o tempo e, com ele, as nossas vidas;
Tal como passa o bem, passa a desgraça.
Passam todas as coisas conhecidas...
Só o Nome de Deus é que não passa.


Farei da fé, vivida cada dia,
A luz interior que me conduz
À luz de Deus, da paz e da alegria,
À luz da glória eterna, à Luz da Luz.


Hino retirado da Liturgia das Horas

sexta-feira, 27 de março de 2009

A cegueira de uma imagem

A nossa sociedade vive hoje da cultura da Imagem,estamos sempre à procura do VER do que propriamente do ESCUTAR. Imagem essa que bloqueia todo o nosso ser pois, para olharmos qualquer imagem que nos seja colocada, temos inevitavelmente de PARAR...
O Cristão é aquele que, antes de tudo, deve ESCUTAR, estar atento e vigilante à Palavra de Deus, ao que Deus lhe quer dizer no concreto da sua existência. ESCUTAR a Deus é escutar os que caminham ao nosso lado, a Palavra vale mais que todas as Imagens.
ESCUTAR coloca-nos em movimento, rumo ao emissor;
ESCUTAR leva-nos a Deus...
Antes de VER, procuremos ESCUTAR!

segunda-feira, 16 de março de 2009

O fio de Trigo



Danças sem cessar
na sombra do vento.

Iluminado
pelo som dos grandes astros.

Condenado eternamente à terra
que te foi confiada.

Fio Dourado, Frágil
de Olhos no Céu.

Tens de Morrer
para ser Vida.

terça-feira, 10 de março de 2009

A Alegria de uma Queda

Queria escrever algo sobre isto mesmo, a alegria de uma queda... por mais estranho que possa parecer!
Ultimamente tenho reflectido neste aspecto da conversão: a queda das nossas convicções. Olho para Paulo, para a queda do cavalo, para a queda do que lhe fazia viver. No entanto, Paulo não ficou na estrada, levantou-se, ou o Senhor levantou-o, como queiram. Mas, com Cristo, Paulo encontrou-se verdadeiramente, descobriu-se a si mesmo. Neste caminho que diariamente vou trilhando, vejo-me muitas vezes nisto, nesta dinâmica da queda e de ser levantado com Cristo. Quem não se perde não se encontra, diz-me um colega de Caminho! E é verdade =)

domingo, 8 de março de 2009

Uma meditação com São Cirilo de Jerusalém

"Assim como aquele que se encontrava nas trevas, ao nascer o sol recebe nos olhos a sua luz e começa a contemplar com clareza o que antes não via, também o qu se tornou digno do Dom do Espírito Santo recebe na Alma a sua Luz e, elevado da inteligência humana, começa a ver o que antes ignorava"

sábado, 7 de março de 2009

Como que um Mapa para a Vida Cristã

SQue o vosso amor seja sincero. Detestai o mal e apegai-vos ao bem. Sede afectuosos uns para com os outros no amor fraterno; adiantai-vos uns aos outros na estima mútua. Não sejais preguiçosos na vossa dedicação; deixai-vos inflamar pelo Espírito; entregai-vos ao serviço do Senhor. Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação, perseverantes na oração. Partilhai com os santos que passam necessidade; aproveitai todas as ocasiões para serdes hospitaleiros.
Bendizei os que vos perseguem; bendizei, não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram. Preocupai-vos em andar de acordo uns com os outros; não vos preocupeis com as grandezas, mas entregai-vos ao que é humilde; não vos julgueis sábios por vós próprios. Não pagueis a ninguém o mal com o mal; interessai-vos pelo que é bom diante de todos os homens. Tanto quanto for possível e de vós dependa, vivei em paz com todos os homens. Não vos vingueis por vós próprios, caríssimos; mas deixai que seja Deus a castigar, pois está escrito:
É a mim que compete punir,
Eu é que hei-de retribuir,
diz o Senhor.

Em vez disso, se o teu inimigo tem fome, dá-lhe de comer; se tem sede, dá-lhe de beber; porque, se fizeres isso, amontoarás carvões em brasa sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem.

Rom. 12, 9-21

segunda-feira, 2 de março de 2009

Os três verbos da Quaresma


A Quaresma é um Tempo Oportuno para olharmos para nós mesmos, para nos prepararmos para a Páscoa, neste post quero dar três reflexões ou ideias para vivermos melhor este tempo.

Pare: A Quaresma é um tempo de paragem, parar as nossas correrias diárias, tempo de abrandar o ritmo para estarmos mais atentos à voz de Deus:

Escute: Tempo de ouvirmos a Voz de Deus mais atentamente, ouvirmos os gritos e os clamores dos que caminham connosco, de ouvirmos a nossa própria vida, de ouvirmos o nosso próprio coração;

Olhe: Tempo de olharmos para os outros, para olharmos para os que mais necessitam de nós, para nos apercebermos melhor das situações de injustiça e desigualdade da nossa sociedade;

Espero que este seja realmente um Tempo Oportuno para vivermos melhor esta Comunhão que Deus nos chama.