segunda-feira, 25 de outubro de 2010

“Os dias de Job”

Às vezes rezo

sou um cego e vejo

as palavras o reunir

das sombras


às vezes nada digo

estendo as mãos como uma concha

puro sinal da alma

a porta


que queria que batesses

tomasses um por um os meus refúgios

estes dedos

inquietos na ignorância

do fogo


pois que tempo abrigará

os anjos

e que dia erguerá todo o sol

que há nas dunas


por isso

às vezes chove quando rezo

às vezes quase neva

sobre o pão


José Tolentino Mendonça, “A noite abre os meus olhos”, 29.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Ingrina

"O grito da cigarra entre a tarde a seu cimo e o perfume do oregão invade a felicidade. Perdi a minha memória da morte da lacuna da perda do desastre. A omnipotência do sol rege a minha vida enquanto me recomeço em cada coisa. Por isso trouxe comigo o lírio da pequena praia. Ali se erguia intacta a coluna do primeiro dia - e vi o mar reflectido no seu primeiro espelho. Ingrina.
É esse o tempo a que regresso no perfume do oregão, no grito da cigarra, na omnipotência do sol. Os meus passos escutam o chão enquanto a alegria do encontro me desatera e sacia. O meu reino é meu como um vestido que me serve. E sobre a areia sobre a cal e sobre a pedra escrevo: nesta manhã eu recomeço o mundo."

Sophia de Mello Breyner Andresen

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

«Aquilo de que mais precisamos neste momento da história é de homens que, por meio de uma fé iluminada e vivida, tornem Deus credível neste mundo. O testemunho negativo de cristãos que falavam de Deus e viviam contra Ele ensombrou a imagem de Deus e abriu a porta à incredulidade. Precisamos de homens que mantenham o olhar voltado para Deus e aí aprendam a verdadeira humanidade. Temos necessidade de homens cujo intelecto seja iluminado pela luz de Deus e aos quais Deus abra o coração, de modo a que o seu intelecto possa falar ao intelecto dos outros e o seu coração possa abrir o coração dos outros. Só através de homens tocados por Deus, Deus pode voltar para junto dos homens.»

Joseph Ratzinger, Subiaco, 1 de Abril de 2005